Importância das TIC na educação

Este é um trabalho de grupo, no âmbito da disciplina Tecnologias de Informação e comunicação aplicadas às Necessidades Educativas Especiais, com o qual aspiramos a um enriquecimento do uso da TIC em contexto educativo, o qual é ou poderá ser uma mais-valia na promoção do sucesso educativo.

Conscientes de que existe alguma resistência ao seu uso, pois nem as escolas estão apetrechadas com software disponível no mercado, nem os professores estão conscientes da emergência do seu uso, não tendo muitas vezes formação na área. Para além deste entrave, surgem turmas compostas por alunos cada vez mais heterogéneos, que dificultam o seu papel de agentes activos na busca do saber, impedindo-os de se adaptarem a uma sociedade do conhecimento cada vez mais emergente.

Verificaremos ainda em que medida urge transformar a escola e alterar o papel de todos os intervenientes educativos, para de seguida vermos que as novas tecnologias disponíveis auxiliam todos os alunos, especialmente aqueles que são portadores de algum tipo de necessidade especial.

Tentaremos com este trabalho enriquecer o nosso conhecimento nesta temática e partilhá-lo com todos os revelem interesse na área.

1 comentário:

  1. O rápido desenvolvimento de equipamentos e programas informáticos e de outras tecnologias da informação e da comunicação vieram permitir um apoio e uma melhoria na qualidade de ensino e no envolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais no seu processo de ensino e de aprendizagem. Com as TIC, através de programas feitos à medida das necessidades individuais dos alunos, é possível colocar em prática o paradigma da aprendizagem centrada no aluno, uma vez que assim é possível adaptar meios e conteúdos mediante as caraterísticas individuais do aluno. As TIC oferecem tarefas mais adequadas às diferenças e necessidades individuais dos alunos, para além de tornar mais fácil a organização da sua própria aprendizagem. Alunos com NEE ou problemas a nível do comportamento beneficiam de diversas formas com a utilização das TIC, pois estas suportam a motivação e concentração dos alunos, e os professores tornam-se mais conscientes dos problemas e necessidades dos seus alunos.
    Para tal é necessário que as escolas estejam apetrechadas e acompanhem a evolução das novas tecnologias. Do mesmo modo, os profissionais de educação devem fazer formação para estarem atualizados e aptos a dar respostas adequadas às necessidades de todos os alunos.
    O vosso blogue está muito bem organizado, é de fácil percepção e constitui uma mais valia para pais, professores, outros profissionais da educação e para quem queira conhecer melhor esta temática. Os links que propuseram constituem uma boa ferramenta de trabalho que nos poderá vir a ser muito útil na nossa prática.

    ResponderEliminar