Baseada na enorme diversidade de problemas, foram já criadas alguns instrumentos capazes de lhes dar resposta mas que infelizmente apenas alguns têm acesso, nomeadamente teclados especiais e/ou ausência destes, software de tradução automática de texto de símbolos usados para uma melhor e eficaz acessibilidade auditiva, teclado em Braille para os invisuais, sistemas alternativos de comunicação entre outros.No domínio do software inclusivo "todo aquele que é concebido, desenvolvido e comercializado, de modo a ser acessível ao maior número possível de utilizadores, incluindo pessoas com deficiência" (Correia, 2005:40), existe já ao dispor:
Escrita com símbolos "é um processador integrado de textos e de símbolos para crianças e adultos com dificuldades na utilização de texto. Contribui para a total autonomia do utilizador e facilita a aquisição de competências básicas em literacia da leitura e escrita. É um excelente auxiliar de expressão e comunicação." (Correia, 2005:41). Os símbolos ajudam os diferentes utilizadores no processo de inclusão. Este inclui um sintetizador de voz integrado que permite aos utilizadores ler tudo o que está escrito. È especialmente recomendado pelo Ministério de Educação para a comunicação alternativa e aumentativa. Este software está dotado de diferentes formas de trabalhar:
- processador de símbolos (para uma escrita com símbolos);
- processador de palavras (com a funcionalidade de um processador de texto corrente e com um verificador ortográfico e pictográfico);
- grelhas para impressão (permitem a escrita de livros e a execução de fichas de trabalho com palavras e frases com símbolos);
- grelhas de escrita interactivas (permitem a construção de ambientes de comunicação dinâmicos e interactivos com palavras, frases, sons, voz e/ou símbolos);
- gestor de recursos (programa permite a construção de novas listas de palavras e novos símbolos, bem com gere os recursos «imagens e sons»).
A interacção do utilizador com este programa pode executar-se através de: teclados de conceitos, rato de bola, joystick ou apontador de cabeça, switches ou comutadores (manípulos ou interruptores de pressão variável).
Um outro programa que pode e deve ser usado nas escolas e particularmente com alunos portadores de necessidades educativas especiais é o inVento - permite construir e imprimir diferentes trabalhos nos quais podem ser incluídas imagens e/ou símbolos de uma forma simples e rápida, desenvolvendo algumas competências curriculares básicas. É detentor de funcionalidades que adaptam qualquer texto a qualquer público. Possui ainda um sintetizador de voz que permite ler tudo o que é escrito)
O Aventuras 2 no mundo das palavras, dos sons e das imagens – é um ambiente virtual de aprendizagem interactivo inclusivo, que pretende favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita. As suas principais características são: possibilidade de trabalhar textos, frases, palavras e fonemas; utilização de um sintetizador de voz para possibilitarem uma intervenção pedagógica com o utilizador; interface limpa, funcional e intuitiva; programa de desenho facial integrado; utilização de ferramentas como modo de interacção num ambiente sobre os objectos existentes; jogos interactivos com conteúdos introduzidos pelo próprio utilizador; programa de configuração que personaliza a aplicação ás necessidades de cada utilizador; opção de varrimento para utilização de periféricos de acessibilidade preparado para utilizar ecrãs tácteis e teclados de conceitos; personalização da aplicação de acordo com a própria voz através de um gravador de som incorporado; configurações personalizadas para cada utilizador, mesmo que trabalhem no mesmo computador.
Constatamos deste modo que a aprendizagem e a sua construção por parte dos alunos, mesmo sendo portadores de deficiência, estão facilitados pelos instrumentos referidos atrás.
Aceder e utilizar as TIC é hoje sem dúvida nenhuma, uma forma de integração social e de acesso ao emprego, dado que elas condicionam cada vez com maior intensidade e frequência, o nosso quotidiano. Aos portadores de deficiência permitem-lhes uma integração social e uma participação activa na vida da comunidade
A escola como garante da inclusão deverá usar todos os recursos disponíveis contribuindo para mais e melhores aprendizagens, não só dos alunos com deficiência mas de todos os alunos sem distinção e excepção.
Sabemos que o futuro da sociedade está na escola dos nossos dias pelo que aquilo que for feito hoje terá os seus resultados amanhã.
O processo de ensino aprendizagem é complexo e exige dedicação, interesse e motivação de todos os intervenientes do sistema educativo. Quanto melhor forem usados os meios ao dispor, melhor será a aprendizagem e a aquisição de competências, mais dignificada ficará a escola e mais justa e igualitária será a sociedade.
Podemos inferir pelo descrito anteriormente que o uso das tecnologias contribui efectivamente para a melhoria de todo o sistema educativo, desde que usadas correcta e sistematicamente.
Como referimos no início o processo é longo e sinuoso mas vale a pena prosseguir pois,
Todos benefiarão!
beneficiarão.
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