TIC/Software para alunos com NEE


Baseada na enorme diversidade de problemas, foram já criadas alguns instrumentos capazes de lhes dar resposta mas que infelizmente apenas alguns têm acesso, nomeadamente teclados especiais e/ou ausência destes, software de tradução automática de texto de símbolos usados para uma melhor e eficaz acessibilidade auditiva, teclado em Braille para os invisuais, sistemas alternativos de comunicação entre outros.No domínio do software inclusivo "todo aquele que é concebido, desenvolvido e comercializado, de modo a ser acessível ao maior número possível de utilizadores, incluindo pessoas com deficiência" (Correia, 2005:40), existe já ao dispor:

Escrita com símbolos "é um processador integrado de textos e de símbolos para crianças e adultos com dificuldades na utilização de texto. Contribui para a total autonomia do utilizador e facilita a aquisição de competências básicas em literacia da leitura e escrita. É um excelente auxiliar de expressão e comunicação." (Correia, 2005:41). Os símbolos ajudam os diferentes utilizadores no processo de inclusão. Este inclui um sintetizador de voz integrado que permite aos utilizadores ler tudo o que está escrito. È especialmente recomendado pelo Ministério de Educação para a comunicação alternativa e aumentativa. Este software está dotado de diferentes formas de trabalhar:

- processador de símbolos (para uma escrita com símbolos);

- processador de palavras (com a funcionalidade de um processador de texto corrente e com um verificador ortográfico e pictográfico);

- grelhas para impressão (permitem a escrita de livros e a execução de fichas de trabalho com palavras e frases com símbolos);

- grelhas de escrita interactivas (permitem a construção de ambientes de comunicação dinâmicos e interactivos com palavras, frases, sons, voz e/ou símbolos);

- gestor de recursos (programa permite a construção de novas listas de palavras e novos símbolos, bem com gere os recursos «imagens e sons»).

A interacção do utilizador com este programa pode executar-se através de: teclados de conceitos, rato de bola, joystick ou apontador de cabeça, switches ou comutadores (manípulos ou interruptores de pressão variável).

Um outro programa que pode e deve ser usado nas escolas e particularmente com alunos portadores de necessidades educativas especiais é o inVento - permite construir e imprimir diferentes trabalhos nos quais podem ser incluídas imagens e/ou símbolos de uma forma simples e rápida, desenvolvendo algumas competências curriculares básicas. É detentor de funcionalidades que adaptam qualquer texto a qualquer público. Possui ainda um sintetizador de voz que permite ler tudo o que é escrito)

O Aventuras 2 no mundo das palavras, dos sons e das imagens – é um ambiente virtual de aprendizagem interactivo inclusivo, que pretende favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita. As suas principais características são: possibilidade de trabalhar textos, frases, palavras e fonemas; utilização de um sintetizador de voz para possibilitarem uma intervenção pedagógica com o utilizador; interface limpa, funcional e intuitiva; programa de desenho facial integrado; utilização de ferramentas como modo de interacção num ambiente sobre os objectos existentes; jogos interactivos com conteúdos introduzidos pelo próprio utilizador; programa de configuração que personaliza a aplicação ás necessidades de cada utilizador; opção de varrimento para utilização de periféricos de acessibilidade preparado para utilizar ecrãs tácteis e teclados de conceitos; personalização da aplicação de acordo com a própria voz através de um gravador de som incorporado; configurações personalizadas para cada utilizador, mesmo que trabalhem no mesmo computador.

Constatamos deste modo que a aprendizagem e a sua construção por parte dos alunos, mesmo sendo portadores de deficiência, estão facilitados pelos instrumentos referidos atrás.

Aceder e utilizar as TIC é hoje sem dúvida nenhuma, uma forma de integração social e de acesso ao emprego, dado que elas condicionam cada vez com maior intensidade e frequência, o nosso quotidiano. Aos portadores de deficiência permitem-lhes uma integração social e uma participação activa na vida da comunidade

A escola como garante da inclusão deverá usar todos os recursos disponíveis contribuindo para mais e melhores aprendizagens, não só dos alunos com deficiência mas de todos os alunos sem distinção e excepção.

Sabemos que o futuro da sociedade está na escola dos nossos dias pelo que aquilo que for feito hoje terá os seus resultados amanhã.

O processo de ensino aprendizagem é complexo e exige dedicação, interesse e motivação de todos os intervenientes do sistema educativo. Quanto melhor forem usados os meios ao dispor, melhor será a aprendizagem e a aquisição de competências, mais dignificada ficará a escola e mais justa e igualitária será a sociedade.

Podemos inferir pelo descrito anteriormente que o uso das tecnologias contribui efectivamente para a melhoria de todo o sistema educativo, desde que usadas correcta e sistematicamente.

Como referimos no início o processo é longo e sinuoso mas vale a pena prosseguir pois,

Todos benefiarão!
beneficiarão.

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